Páginas


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs. Como ele mudou sua vida?

Muita gente define Steve Jobs com um grande inventor. Eu prefiro menciona-lo como um reinventor. Ele não invetou o computador pessoal que temos em casa, o celular muito menos o mp3 player, mas ele tornou tudo isso muito mais prático, moderno e acessível e sempre inovando. Como? Ignorando as leis do mercado. Para Jobs, pesquisa de mercado não era necessário. Perguntar para o consumidor o que ele gostaria de ter era exigir demais preferia confiar na sua sua própria intuição e percepção do mundo. Em uma de suas célebres frases ele disse "Se Henry Ford tivesse feito uma pesquisa de mercado, as pessoas responderiam que queriam cavalos mais velozes. Ele simplesmente seguiu sua intuição e inventou o automóvel." Foi dessa forma de gerenciar que deu certo e Steve revolucionou a tecnologia moderna.

Alguns de seus grandes feitos:



Sistema Operacional
Apesar de Bill Gates ter ficado com a fama do Windows e o sistema operacional como conhecemos hoje, foi Jobs que ainda no início da carreira apostou na programação e idealizou o sistema operacional e mudou a iteração homem máquina.
Apple II

Computador Pessoal
Ele também leva a fama de co-autor do Computador Pessoal inventando o Apple 1 e um pouco mais tarde aperfeiçoando e levando para dentro das casas das pessoas batizado como Apple II.

Mouse
Steve não inventou o mouse (foi a Xerox), mas lhe deu aplicabilidade dentro do computador tornando a interação muito mais simples e intuitiva. Até então, o computador só tinha teclado e os ações deveriam ser executadas através de código de programação.

Os filmes de animação (Pixar Animation Studios)
Quem não lembra do Toy Story? Em 1985 Jobs foi demitido da empresa que fundou. Um cidadão comum talvez desanimasse por aqui, mas Steve foi além e comprou a famigerada Pixar Animation por US$ 10 milhões que anos mais tarde estourou de sucesso e visibilidade com o lançamento do Toy Story a primeira animação em 3D totalmente digital. Pouco tempo depois foi vendida para a Disney por US$ 7,4 bilhões. Nesta fase ficou claro a alta capacidade de Jobs em revolucionar os feitos e gerar dinheiro. A partir de então os desenhos animados sofreram uma grande revolução em qualidade.

A forma que ouvimos música (Ipod)
Steve, retorna a Apple e traz consigo o ícone de sua marca "i" de inovation. Os pcs não são mais bege, agora são coloridos e não existe mais cpus. Os iMacs são basicamente um monitor maior que tem seus circuitos embutidos e uma "carcaça" colorida trazendo a personalização a máquina.

Também não criou o MP3. Quando o formato de compressão de música mp3 foi criado para que os aparelhos comportassem mais música os produtos disponíveis eram grandes e de baixa capacidade aproximadamente 20 músicas (ok, para quem escutava música em K7 ou discman o mp3 por si só já foi uma revolução) a Apple lança no mercado em 2001 um player capaz de armazenar mais de 1000 músicas, compacto e porque não? Charmoso!.

Trouxe o conceito de celulares inteligentes (Iphone)
Iphone
Até 2007 o celular tinha obrigatoriamente um teclado físico e o rolar da página se dava através de um joystick no aparelho (claro, os que tinham essa opção) ou através das teclas 2,4,6,8.  Jobs também não inventou a tela touch screen, mas viu sua aplicabilidade no celular e isso foi fantástico. O iphone foi uma verdadeira quebra de paradigma e mudou para sempre o conceito smartphone, deixando o celular muito mais fácil e seu uso amigável e intuitivo.

Ipad
A prancheta eletrônica já era fabricada por outros fabricantes quando o Ipad foi lançado. A diferença? a inovação e a experiência de uso. Nos concorrentes a tela era branca com texto preto, teclado e joystick para mudar de página. Basicamente servia para ler os e-books.

 Jobs ficou pouco tempo no planeta mas deixou sua marca. Mudou nossa geração e seus feitos vão durar e inspirar muitas outras. Obrigado Steve Jobs por ter democratizado e melhorado (e muito) a forma que nos comunicamos e interagimos hoje.

Filipe Rodrigues







Nenhum comentário:

Postar um comentário