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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

[Atualizado 15/09/11] Jac Motors. Quais os riscos (ocultos) em comprar um?


Sérgio Habib, o Homem que trouxe a Jac Motors ao Brasil
Nunca vimos na recente história do Brasil uma estratégia de marketing tão agressiva como a Jac Motors adotou. Espalhou inúmeras concessionárias ao redor do Brasil, alugou espaços para expor seus carros em shoppings em várias capitais do país e ainda pagou caro para ter o Faustão como garoto-propagandada marca.  Tudo isso para cair no apelo popular como um carro completo e com preço “popular”.
Não irei fazer uma análise técnica do carro e seus componentes. Já existem vários reviews de revistas e sites especializados.  Aqui no EuComIsso não somos repetidores de notícia, queremos analisar as informações e traze-las para nossas dia-a-dia e entender como nos afetam. Ao comprar um carro importado com apelo de popular alguns riscos estão embutidos e não estão claros para os consumidores.

Graças à política do JK nos anos 50 que optou pelo transporte terrestre rodoviário como principal meio de transporte de pessoas e cargas mesmo sendo o modal mais caro e com maior manutenção, o Brasil se tornou um grande mercado para as empresas automotivas.  A Jac motors não quer ficar para trás e para entrar nesse mercado competitivo e com grandes marcas consolidadas, a Jac teve que inovar e optou por uma estratégia ousada em não produzir o carro nas terras tupiniquins usufruindo dos benefícios fiscais, mas escolheu importar o carro já pronto. Se não bastasse, ainda oferece 6 anos de garantia e um preço abaixo do modelos concorrentes. Fica a pergunta: Sendo uma marca nova (para nós brasileiros) e uma estratégia tão agressiva assim, será que é um bom negócio?
Quero chamar a atenção para três riscos ao adquirir um veículo importado. Instabilidade na economia brasileira, mundial e chinesa (país onde a Jac Motors fabrica seus veículos). Qualquer variação nesses mercados, você poderá ser fortemente atingido. Entendo o por que.
Economia Brasileira:
Na crise internacional de 2008-2009 passamos por um momento de instabilidade e receios. Para a economia brasileira não entrar em recessão o governo suspendeu a cobrança do IPI de alguns produtos (inclusive automóveis) exclusivamente produzidos no país. Essa medida visava o consumidor comprar mais produtos nacionais e consequentemente garantir o emprego de mais brasileiros que por sua vez irão consumir  mais produtos gerando um circulo vicioso bom.  Em uma instabilidade econômica na América Latina, uma empresa com 100% de produção estrangeira não terá nenhum tipo de benefício. Muito pelo contrário, terá seus encargos aumentados para garantir a competitividade dos produtos nacionais. Nesse caso  o seu carro e peças podem ficar mais caros do que você imaginava e te trazer problemas para mantê-lo ou revende-lo.
Economia Internacional:
Ao entrar na concessionária, você está pagando em reais por um carro. Não negocia em dólar com o vendedor, mas os carros (e seus componentes) têm seus preços indexados ao dólar. Estamos passando por certo momento de instabilidade na economia Internacional. Uma crise na Europa com alguns países europeus (principalmente Portual, Irlanda, Grécia e Espanha conhecido como PIGS) recorrendo a grandes empréstimos para financiar suas dívidas públicas, EUA sofrendo problemas políticos internos gerando risco de calote para saldar sua dívida externa e o Japão com uma dívida maior do que seu PIB (Produto Interno bruto) anual.
Qualquer maior instabilidade mundial pode acarretar uma maior procura por moedas estáveis como o dólar fazendo seu preço disparar em pouco tempo. Consequentemente elevando os preços dos produtos importados após os estoques acabarem.
Economia Chinesa
Os produtos fabricados na China tem vantagens comparativas  muito grandes se comparados com o Brasil. O encargo de impostos é menor, mão de obra qualificada mais barata, melhor infraestrutura  para escoar a produção entre outros. Mas vale lembrar que a China não tem uma economia capitalista tradicional. O valor do dólar x Yuan (moeda chinesa) é definida pelo governo de forma arbitrária para beneficiar a produção local. No mês de julho 2011 a China teve o índice de inflação mais alto em 37 meses e com isso terá que tomar medidas para frear sua economia. Além disso uma greve generalizada, um problema político de apelo nacional ou mesmo uma recessão interna afetará diretamente você aqui no brasil consumidor de produtos importados da china.
Conclusão
Essas instabilidades não seriam problema se você comprasse um carro importando de luxo, afinal para quem compra um carro assim, preço não é um grande problema. Mas o que quero deixar claro é que ao comprar um carro com apelo de “popular-econômico” você também está levando 
goela abaixo
  de brinde um risco embutido que não está muito claro na publicidade do produto.  Por quanto tempo pretende ficar com o carro? Torça para que nesse período a economia brasileira, internacional e chinesa vá bem conforme planejado e... boa compras!
#ATUALIZAÇÃO em 15/09/11
Hoje o governo anunciou um aumento de do IPI apenas para carros importação que irão deixa-los 25% a 28% mais caros. A desculpa é estimular a produção nacional.  Veja aqui a matéria na integra sobre o aumento do imposto.
Filipe Rodrigues

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